As 4 tecnologias que estão transformando a indústria

As 4 tecnologias que estão transformando a indústria

A indústria passou por grandes transformações nos últimos séculos. Desde a descoberta da máquina a vapor, foram muitas as modificações. Os métodos de trabalho, a criação de linhas de produção e, enfim, a entrada de tecnologia ajudaram a moldar o cenário atual. No entanto, isso não significa que o desenvolvimento cessou. Pelo contrário: há muitas tecnologias que estão transformando a indústria.

Elas modificam a maneira como o negócio opera, trazem novas possibilidades de produtividade e garantem o atendimento a diversas necessidades específicas. Conhecê-las, portanto, é essencial para obter bons resultados.

Na sequência, veja quais são 4 tecnologias que estão transformando a indústria e entenda o papel de cada uma.

1. A inteligência artificial dá origem a componentes com autonomia

Em termos simples, a inteligência artificial (IA) corresponde à criação de “máquinas inteligentes”. Os dispositivos eletrônicos recebem uma programação geral no começo, mas cada ação acontece de maneira autônoma. Os recursos passam a aprender com a própria experiência e com o uso, de modo que constroem um raciocínio voltado para cada necessidade.

Essa tendência permite, cada vez mais, utilizar elementos que já não dependem da atuação humana. Em muitos casos, nem mesmo a supervisão constante é necessária, o que faz com que a indústria atinja novos patamares de consistência, qualidade e produtividade.

2. O Big Data e Business Intelligence favorecem a análise de dados

O uso crescente de tecnologias que estão transformando a indústria dá origem a uma grande quantidade de dados. Os diversos sistemas, plataformas e equipamentos geram conhecimentos variados, que devem ser explorados de acordo com os objetivos. Nesse sentido, surge o Big Data, que é responsável pelo processamento de grandes blocos de informações de uma só vez.

Além disso, há o Business Intelligence (BI). Após o trabalho com o grande volume, a abordagem permite que os dados sejam consolidados e analisados de forma específica e aprofundada. Assim, é possível encontrar tendências e correlações, o que aumenta a inteligência de negócio.

3. A cloud computing está entre as tecnologias que estão transformando a indústria

A computação na nuvem ou cloud computing é a grande responsável pela mobilidade na indústria — e em outros setores. Graças a essa abordagem, é possível enviar dados de forma segura para um servidor remoto, na chamada nuvem. Então, essas informações podem ser acessadas de qualquer lugar e de vários dispositivos, o que garante versatilidade.

É exatamente isso que viabiliza, por exemplo, a Internet das Coisas (ou Internet of Things). Graças à computação na nuvem, é possível conectar diversos aparelhos e sistemas, os quais se comunicam sem dificuldades. No final, pode-se construir uma solução integrada.

4. A robótica avançada favorece a produtividade

Todas essas tecnologias que estão transformando a indústria ajudam no desenvolvimento da robótica avançada. O uso de robôs industriais não é novo, mas é no contexto atual em que ele ganha força multiplicada.

Agora, os componentes de robótica podem ser integrados a outras tecnologias, como softwares de automação de industrial. Também é possível fazer a integração por meio do IoT e da computação na nuvem.

Mesmo robôs produzidos há algumas décadas podem ser incluídos em linhas de produção completamente automatizadas. Como resultado, o setor consegue atingir novos padrões de desenvolvimento.

As tecnologias que estão transformando a indústria têm derrubado barreiras e criado possibilidades diversas para o segmento. Desse jeito, a tendência é conquistar linhas produtivas cada vez melhores e mais robustas.

Gostou de ficar por dentro dessas novidades? Compartilhe o post nas suas redes sociais e aproveite para debater com os seus amigos.


  • Fábio